quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Preparação Seleção Brasileira

Foto -Jandrey Vicentin

A 23 dias da estreia no Campeonato Mundial masculino de vôlei, na Itália, a seleção brasileira faz nesta SEXTA (03.09) o primeiro dos três amistosos com a Polônia em sua reta final de preparação. A partida será realizada às 19 horas, no ginásio Tarumã, em Curitiba, onde o Brasil jogou pela última vez em 97. No sábado (04.09) e no domingo (05.09), os confrontos começarão às 10 horas, com transmissão ao vivo do canal Sportv.

A seleção brasileira jogou pela última vez em Curitiba em agosto de 97, quando venceu a Holanda em um Desafio Internacional por 3 sets a 2. Dois meses antes, disputou duas partidas pela Liga Mundial contra o Japão, e também ganhou por 3 a 0 e 3 a 1. O capitão Giba, que é paranaense, é o único remanescente.

A seleção da Polônia, que já se encontra em Curitiba, é apontada pelo técnico brasileiro Bernardinho como uma das dez favoritas ao título mundial, na Itália. Recentemente, as duas equipes se enfrentaram na Europa. No dia 18 de agosto, em um amistoso, os poloneses ganharam por 3 sets a 2. Quatro dias depois, no Torneio Hubert Jerzeg Wagner, o time brasileiro deu o troco e venceu por 3 a 1, conquistado o título da competição.

“A Polônia foi campeã europeia no ano passado, conta com dois jogadores importantes: Kurek, que, na minha opinião, é um dos mais fortes atacantes do mundo, e Zagumny, um levantador muito experiente. É um time que coloco no rol dos favoritos ao título mundial, e que quer ganhar mais confiança nestes amistosos com o Brasil”, observa Bernardinho.

Além de Brasil e Polônia, o técnico Bernardinho aponta outros oito favoritos ao título do Mundial na Itália: Bulgária, Cuba, Alemanha, França, Estados Unidos, Sérvia, Rússia e os anfitriões italianos. A seleção brasileira estreará no dia 25, contra a Tunísia. Em seguida, jogará contra Espanha e Cuba.

“Qualquer uma dessas equipes pode chegar ao título mundial. Algumas seleções, como Argentina e República Tcheca, podem até surpreender um time grande em alguma partida”, diz Bernardinho, que aproveitará os amistosos para definir a seleção brasileira para o Mundial. Atualmente o grupo conta com 16 jogadores, e apenas 14 viajarão para a Itália.

Na história do voleibol mundial, o Brasil já venceu 25 dos 43 confrontos com a Polônia. Na “Era Bernardinho”, de 2001 para cá, são seis vitórias em 11 partidas

Nenhum comentário: