quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Federação de Voleibol rompe parceria com Paraná Esporte

Ginásio da Paraná Esporte que está desativado há 02 anos e que a autarquia insiste em manter fechado

O Presidente em Exercício da Federação Paranaense de Voleibol divulgou na tarde desta quarta-feira Nota Oficial informando que a parceria entre a Federação e a Paraná Esporte está rompida. Olegário Stinglin Junior que responde interinamente a Presidência em virtude do titular Neuri Barbieri estar se recuperando de uma complicação cardíaca ocorrida na última sexta-feira, comunicou a autarquia que administra o esporte paranaense da decisão de que a parceria está suspensa.

Segundo a Nota, o relacionamento da Paraná Esporte com as Federações são unilaterais, especialmente com o voleibol. “Anualmente temos seleções do Paraná que disputam campeonatos brasileiros em duas categorias no masculino e no feminino. Outras modalidades também tem um calendário parecido, e a Paraná Esporte que deveria fomentar a representatividade do Estado simplesmente vira as costas para as Federações. Por isso entendemos que a política de investimentos no esporte paranaense está errada.”

A parceria da Autarquia com as Federações nestes jogos é o serviço de arbitragem, mas segundo a Federação de Voleibol, a Paraná Esporte faz uma solicitação, paga quanto quer aos árbitros, desrespeita a classe com hospedagem de péssima qualidade e as Federações não recebem nada por isso: “Para contarmos com uma equipe de arbitragem mantemos permanentemente cursos, palestras e reciclagens, com deslocamentos constantes de instrutores ao interior do Estado, ocasionando custos mensais que oneram nossa atividade. Soma-se a isso o fato de que, a comunicação de escala dos árbitros também é onerosa, pois temos que mobilizar um número considerável de árbitros. Esse custo sempre foi arcado por nossa Entidade e por nossos filiados. Mas quando as Federações pedem ajuda para as seleções, para a realização de campeonatos aqui no Estado, nunca somos atendidos. A Federação de Voleibol em especial não recebe ajuda da Paraná Esporte para as suas seleções há pelo menos 08 anos.”

O motivo principal do rompimento da Federação de Voleibol é um ginásio localizado no campus da Paraná Esporte e que está desativado há pelo menos dois anos. A estrutura do telhado e do piso necessita de investimento. Desde o mês de abril a Federação de Voleibol vem negociando o uso do Ginásio, inclusive já demonstrou que pode arcar com os investimentos no reparo do telhado. No piso, conseguiu com a CBV um equipamento usado em jogos internacionais que custa em torno de 80 mil dólares, idêntico ao utilizado nos jogos amistosos entre Brasil e Polônia no Ginásio do Tarumã no início do mês.

Nestes quatro meses, a negociação já deveria ter sido concluída e o Ginásio poderia ter sido inclusive usado pela Seleção Brasileira de Voleibol Adulta Masculina que jogou aqui em Curitiba no início do mês. Hoje, com uma negativa da Paraná Esporte, a Federação de Voleibol toma posição para reafirmar que o funcionamento da Autarquia é indiferente para o esporte paranaense e não enviará árbitros para a fase regional dos Jogos da Juventude previstos para acontecer já a partir de sexta-feira (17.09).

Nenhum comentário: